sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Muriçocas do Miramar - João Pessoa/PB




Muriçocas do Miramar é um bloco carnavalesco da cidade de João Pessoa, na Paraíba. Maior bloco de prévia carnavalesca do mundo e segundo maior bloco de arrasto do Brasil (atrás do Galo da Madrugada, de Recife).
Ocorre anualmente na quarta-feira que antecede a semana da festa de Momo, chamada pelos foliões de quarta-feira de fogo, uma referência àquarta-feira de cinzas.
Foi fundado em 1986 por moradores do bairro do Miramar na comemoração de um aniversário em que havia apenas 30 pessoas sendo conduzidas por uma carroça de burro com um pequeno som acoplado tocando frevos.
A concentração se dá na Praça das Muriçocas, que recebe a denominação em decorrência do bloco, passando pela Avenida Tito Silva, até chegar à Avenida Presidente Epitácio Pessoa, por onde passa até chegar na orla e vai até o cruzamento da Avenida Nego com a orla. O percurso tem 5 km de extensão.
Vários trios elétricos, conduzidos predominantemente por artistas paraibanos, como Elba Ramalho e Chico César, costumam ser acompanhados pelos foliões. O bloco não tem cordão de isolamento e suas camisetas são vendidas antecipadamente, com concepção de artistas locais. Ao longo de todo o percurso, aqueles que não querem ou não podem desfilar com o bloco e seus estandartes e bonecos assistem à passagem de varandas, jardins, muros e calçadas.


Hino das Muriçocas do Miramar

Autor: Fuba
João pessoa sonha
Com o seu verde colorindo o azul do mar
E a cidade velha
Já se acorda
Com seu canto secular
São as muriçocas
Abram alas que elas vão voar
Espalhando alegria
De tambaú ao rio sanhauá
É um trê-lê-lê
É um zum, zum, zum, zunindo
É um trê-lê-lê
Cuidado que elas vão te picar
Salve, salve sejam bem benvindas
As muriçocas do miramar
Coça, coça, coça
Que nesse frevo a gente se enrosca
Coça, coça, coça
Ninguém segura o carnaval das muriçocas
É fogo, é fogo, é fogo
É quarta-feira, é quarta-feira de fogo
É fogo, é fogo, é fogo
É o trê-lê-lê
É o zum, zum, zum de novo...

Fonte: wikpedia

Nenhum comentário: