sábado, 31 de janeiro de 2009

Paçoca no Processador




Paçoca! Gostinho de passado com a praticidade do futuro

Rendimento: 6 a 8 porções
Ingredientes
500 g de carne-seca demolhada e aferventada para eliminar o sal
2 colheres (sopa) (30 g) de gordura vegetal hidrogenada ou banha
1 cebola grande (150 g) picada
1 dente de alho amassado
2 pimentas-malagueta pequenas
1 ½ xícara (250 g) de farinha de mandioca torrada

Modo de Preparo
• Escorra a carne-seca e, com uma faca afiada, corte em pedaços pequenos. Reserve.
• Numa frigideira, coloque a gordura (ou a banha), aqueça em fogo médio, junte a carne-seca e frite, mexendo com um garfo de cozinha, até ficar dourada. Acrescente a cebola, o alho e as pimentas, e continue o cozimento, até a mistura ficar bem incorporada. Retire do fogo, junte a farinha de mandioca e misture bem.
• No processador de alimentos, coloque ¼ da mistura de carne-seca e farinha, e bata até uma farofa de textura fina (nesse ponto, a carne deve estar bem triturada e completamente incorporada à farinha)
• Retire a paçoca do processador e coloque numa tigela. Continue precedendo da mesma maneira até preparar toda a paçoca. Passe para um prato de servir e leve à mesa.

Anotações
• A paçoca pode ser guardada numa lata bem fechada por até 15 dias. Pode ser servida fria ou aquecida numa frigideira, em fogo brando, mexendo com uma colher de pau para aquecer por igual, sem deixar queimar.
• Tradicionalmente, a paçoca é preparada num pilão grande, socando-se a mistura de carne-seca e farinha de mandioca com uma mão de pilão, até a carne ficar completamente triturada. Nesse caso, depois de aquecer a gordura, junte a cebola, o alho e a carne, e frite até a mistura ficar incorporada (se quiser facilitar a preparação da paçoca, desfie a carne-seca antes de fritar.)
• Retire a mistura do fogo, coloque num pilão, junte as pimentas e vá socando com a mão do pilão, juntando a farinha de mandioca aos poucos, até a carne ficar bem incorporada à farinha. Retire do pilão e passe para o prato de servir.
• Se quiser, prepare a paçoca também no liquidificador; o modo de preparo é o mesmo do processador.
fonte: http://www.culinariaonline.com.br

Nenhum comentário: