A Terra da Pimenta
HISTÓRIA DA CIDADE
Os primeiros habitantes da região do Rio Acará-Mirim foram identificados como Tembé, cujas tribos cultivavam uma agricultura de subsistência. Faziam parte da nação Tenetehara, que em tupi guarani significa: “nós somos gente verdadeira”, os quais partilhavam com os índios Guajará do Estado do Maranhão a mesma língua e tradição culturais.
O primeiro homem branco que ocupou o território de Tomé-Açu foi o português José Maria de Carvalho, que também foi o primeiro comerciante de madeira na foz do Igarapé Tomé-Açu, sendo atualmente Fazenda Tomé-Açu. Logo após o comércio madeireiro chegou o Sr. Agapito Joaquim de Cristo, que adquiriu, por aforamento, o terreno onde hoje está localizada a cidade de Tomé-Açu, que naquela época foi denominada de Fazenda Bela Vista. Tomé-Açu era considerado uma aglomeração urbana importante do então município de Acará. Em 1952 os habitantes de Tomé-Açu iniciaram um movimento de conspiração contra o município de Acará, por ser governado por seus administradores. O Governador daquela época, através da Lei nº 1.127 de 10 de maio de 1955, autorizou a criação de novos municípios e nomeação de novos prefeitos, o qual incluía Tomé-Açu, sendo que o primeiro prefeito nomeado foi Anthódio de Araújo Barbosa.
Gentílico
Significado do Nome
Tomeaçuense é o designativo daquele que nasce no município de Tomé-Açu. Os primitivos de Tomé-Açu contam que nas proximidades existia um índio Tuxaua, da raça Tapuia, da tribo Tembé, que se chamava Tomé, e que era um homenzarrão, o qual na linguagem indígena grande significa Açu, então popularmente o chamavam de Tomé-Açu. Esse nome passou para o maior igarapé da cidade, que até hoje se chama Igarapé Tomé-Açu e, posteriormente passou a ser o nome do município.
Aniversário da Cidade
CARACTERÍSTICAS
Deve destacar-se que as práticas agrícolas desses colonos se fundamentaram no cultivo e plantio de cultura de valor comercial com o apoio, inclusive do Governo Brasileiro, o que possibilitou sua fixação em Tomé-Açu. Implantados nessa colônia os imigrantes, nas décadas seguintes, utilizando métodos modernos de agricultura, conseguiram desenvolver a cultura da pimenta-do-reino, obtendo sucesso a ponto de o Pará se tornar um dos maiores produtores do país.
Clima
Mesotérmico e úmido
Temperatura Média
25º C
COMO CHEGAR
Localização
Nordeste Paraense
Limites
Ao Norte: Acará e Concórdia do Pará;
Ao Sul: Ipixuna;
A Leste: Tailândia e Acará;
A Oeste: Ipixuna e Aurora do Pará.
Acesso Rodoviário
Rodovia PA 140 (Santa Izabel a Tomé-Açu), que foi totalmente pavimentada até a sede do município. Também se pode chegar ao município pela Rodovia PA 256 (PA 150 a Tomé-Açu) via Alça Viária e pelo KM 48 (Mãe do Rio).
113 km da Capital
TURISMO
Principais Pontos Turísticos
EVENTOS
Janeiro
29 e 30 - EXPO-ART Tomeaçuense
Fevereiro
06 a 08 - Carnaval
Abril
18 à 22 - II Amostra de Cultura Indígena TEMBÉ
Junho
- Festival Junino - é um evento que busca resgatar a tradição e cultura do nosso município, que no decorrer dos anos vem perdendo as suas raízes.
O festival é realizado todos os anos na última semana do mês de junho. Durante o evento serão comercializados pratos típicos da região e de outros estados. Como atração principal do festival neste ano de 2005, será o resgate das Quadrilhas Tradicionais.
O evento conta com várias atrações como shows de bandas paraenses, Concurso da Rainha do Festival, apresentações de grupos folclóricos, exposição de artes dos artesões deste município.
Julho
10 - Travessia a nado do rio a Acará-Mirim
22 à 24 - Festival Cultural Tomeaçuense
24 à 30 - Festival do Bondori
22 à 31 - Sol E Som
Setembro
11 - Festividade do Círio de Santa Maria - Padroeira da cidade
Paróquia de Santa Maria e Igreja Católica.
Ponte da cidade de Tomé-Açú na politica 2008, Por Alemax | |
Passarinho na porteira em tomé Açu por Glauber Negrão | |
Cupuaçu em Tomé Açu por gabriel_beraca | Mapa de localização |
Informações Úteis
Prefeitura Municipal de Tome-Açú.
(91) 3727-1339
Nenhum comentário:
Postar um comentário